O Estilo do Consultor - BLOG

BLOG
JCMacedo Consultoria Empresarial
DESIGN
BLOG
Ir para o conteúdo

PERFIL DO ESTILO SOCIAL

BLOG
Publicado por JCM em Programação Neurolinguística · 30 Junho 2020
Perfil do Estilo Social
 
 
Conteúdo
 

 
Introdução
 
Estilo Social
 
Interpretação do seu Estilo Social
 
O Estilo Analítico
 
O Estilo Diretivo
 
O Estilo Amável
 
O Estilo Expressivo
 
 
 
Versatilidade
 
 
  Interpretação da sua Versatilidade
 
 
  Versatilidade Analítica
 
 Versatilidade Diretiva
 
 Versatilidade Amável
 
 Versatilidade Expressiva
 
 
 
Introdução
 
 
                         Este Artigo tem a intenção de auxiliá-lo no posicionamento do seu estilo social e versatilidade. Ele o ajudará a Ter uma visão mais profunda do seu estilo social, e dos pontos fortes que seu estilo proporciona à empresa. Depois de compreender o seu próprio estilo social, você vai querer saber como o seu estilo se compara aos outros. As descrições de todos os dezesseis estilos sociais serão apresentadas para você poder observar as diferenças nos comportamentos que cada estilo representa. Da mesma forma, ao ler este manual, você poderá compreender melhor a graduação da versatilidade, e Ter uma visão mais profunda do que significa ser versátil, e porque isso é importante tanto no campo pessoal como no profissional.
 
 
Idéias a respeito do comportamento humano
 
 
Adaptar-se aos outros nunca foi tão crucial para o sucesso como é atualmente. As pressões competitivas globais forçaram as empresas a descentralizar a tomada de decisão, usar equipes funcionais para solucionar problemas complexos, e tornar-se mais flexíveis para atender as necessidades dos clientes. As forças de trabalho se tornaram mais variadas e as mudanças estruturais mais freqüentes. As exigências com relação à velocidade, qualidade, contenção de custo, e inovação se intensificaram. É absolutamente essencial sermos capazes de apreciar as diferenças individuais e nos adaptarmos a elas se quisermos atuar eficientemente em um ambiente como esse.
 
 
Durante este século, o estudo do comportamento humano realmente surgiu como uma ciência. Numerosas disciplinas de ciências sociais apoiam imensamente as seguintes idéias fundamentais a respeito do comportamento humano:
 
 
·         Com o tempo, as pessoas desenvolvem um modelo de comportamento relativamente estável.
 
·         As pessoas formam impressões imediatas das outras com base nos seus comportamentos verbais e não verbais.
 
·         A maneira pela qual as pessoas se comportam com relação às outras é determinada principalmente pelas percepções que cada um tem do outro.
 
·         As dimensões perceptivas do comportamento humano mais predominantes e provavelmente mais importantes são a

ASSERTIVIDADE e a EMOTIVIDADE.
 
 
O conceito do estilo social foi desenvolvido com base nessas idéias. Quase duas décadas de pesquisa e experiência com esses conceitos nos forneceram uma rica compreensão das diferenças individuais.
 
 
 
O ESTILO SOCIAL
 
 
Cada um de nós tem uma zona de conforto – um padrão de comportamento que surge de nossas experiências e se torna um hábito. Nossos hábitos são as maneiras de comportamento que se tornaram familiares através de repetição. Nos sentimos à vontade fazendo as coisas de uma determinada maneira. O comportamento que faz com que nós e os outros fiquemos à vontade geralmente é previsível. O termo que usamos para descrever um conjunto de comportamentos consistentes e previsíveis é ESTILO SOCIAL. O nosso estilo social representa a nossa zona de conforto: a maneira que as outras pessoas nos vêem nos comportando com mais freqüência e com mais tranqüilidade. Nossas zonas de conforto podem ser descritas em termos de duas dimensões mensuráveis:
 
ASSERTIVIDADE  e  EMOTIVIDADE.
 
 
 
ASSERTIVIDADE
 
 
Assertividade é a maneira pela qual uma pessoa é percebida tentando influenciar os pensamentos e ações dos outros. A extensão do comportamento da assertividade pode ser descrita como uma linha contínua como a apresentada abaixo:
 
 
                            Direcionado                                              Direcionado
 
 
                      
 
                            Para pergunta                                            Para Afirmação
 
 
 
As pessoas que apresentam um comportamento de assertividade direcionado para a pergunta utilizam um método mais indireto de comunicação para influenciar as pessoas. Sua comunicação com os outros normalmente pode ser descrita como de “PERGUNTA” . de um modo geral, falam mais devagar e de maneira mais ponderada, e tendem a fazer afirmações mais condicionais.
 
 
As pessoas que apresentam um comportamento mais direcionado para a firmação utilizam uma abordagem mais direta quando tentam influenciar ou controlar as ações dos outros. Sua comunicação com os outros freqüentemente é descrita como de  “ AFIRMAÇÃO” . o discurso dessas pessoas geralmente é mais rápido e firme, e fazem mais declarações.
 
 
A seguinte distinção é importante:  os indivíduos direcionados tanto para a pergunta como para a afirmação podem influenciar os outros com a mesma intensidade. Só a sua abordagem é que é diferente.
 
 
 
EMOTIVIDADE
 
 
Emotividade é a maneira pela qual uma pessoa é percebida expressando sentimentos ao se relacionar com os outros. A extensão do comportamento da emotividade pode ser descrita como uma linha contínua como a apresentada abaixo:
 
 
                          Direcionado                                        Direcionado
 
 
                      
 
                          Para tarefa                                           Para Pessoas
 
 
 
As pessoas que apresentam um comportamento direcionado para tarefa mostram uma preferência pela comunicação sobre a tarefa. Isto não significa que elas não se importam com as pessoas. Podem se importar com as pessoas tanto quanto os indivíduos cujo comportamento se encontra na outra ponta da linha contínua; simplesmente elas tendem a se concentrar mais nos fatos da situação.
 
 
Os indivíduos que apresentam um comportamento direcionado para as pessoas tendem a se concentrar nos aspectos das pessoas da situação. Embora possam se preocupar tanto quanto as pessoas mais direcionadas para as tarefas, sua comunicação de sentimentos é enfocada nas pessoas envolvidas com a tarefa.
 
 
 
A matriz do Estilo Social
 
 
As duas dimensões de assertividade e emotividade descritas anteriormente podem ser combinadas para criar a matriz do estilo social como apresentada abaixo:
 
 
                                                                  Direcionado para TAREFA
 
 
                      
 
                      
 
 
 
 
      Direcionado para PERGUNTA                                                   Direcionado para AFIRMAÇÃO
 
                               
 
                                                                                                          
 
 
 
                                                                 
 
                                                                Direcionado para PESSOAS
 
 
As pessoas que são mais direcionadas para AFIRMAÇÃO tendem a se encontrar à direita do ponto médio. Se elas são mais direcionadas para PERGUNTA, tendem a se encontrar à esquerda.
 
 
As pessoas que são mais direcionadas para TAREFA normalmente se agrupam acima do ponto médio da matriz, enquanto que as que são mais direcionadas para pessoas geralmente são percebidas abaixo do ponto médio.
 
 
Essa forma de agrupar os indivíduos de acordo com a abordagem de assertividade e emotividade cria quatro estilos sociais com as seguintes características gerais:
 
 
         
Estilo  Social
        
Assertividade
        
Emotividade
            
Analítico
        
Direcionado   p/ Pergunta
        
Direcionado   p/ Tarefa
            
Diretivo
        
Direcionado   p/ Afirmação
        
Direcionado   p/ Tarefa
            
Amável
        
Direcionado   p/ Pergunta
        
Direcionado   p/ Pessoas
            
Expressivo
        
Direcionado   p/ Afirmação
        
Direcionado   p/ Pessoas
       
 
 
 
 
Interpretação do seu Estilo Social
 
 
Ao revisar os resultados do seu estilo social, lembre-se que ASSERTIVIDADE e EMOTIVIDADE são percepções de seus comportamentos  -  O QUE OS OUTROS VÊEM E OUVEM , não como você percebe seu comportamento, nem como você pensa ou sente. Você pode se surpreender com a diferença entre a percepção dos outros e a sua própria percepção. Mas lembre-se, não é a sua auto-percepção que é mais importante na interação com os outros. Pelo contrário, o mais importante é saber como os outros vêem você.
 
 
Lembre-se também que não existe um melhor lugar para estar na matriz. Todos os estilos contribuem e tem sua própria variação de assertividade e emotividade. Você pode ser eficaz e Ter sucesso independentemente da posição em que as percepções dos outros o posicionaram na matriz do estilo social.
 
 
Os resultados do Estilo Social que você recebeu estão dispostos em uma matriz parecida com a abaixo apresentada.
 
Cada um dos estilos principais estão divididos em quatro sub-estilos. O seu estilo social está indicado com a palavra VOCÊ em um dos quadros. Nas próximas páginas as descrições dos quatro estilos principais e seus sub-estilos correspondentes. Primeiro observe o estilo principal onde você foi colocado pelas percepções das pessoas que responderam a entrevista e, depois encontre o sub-quadrante daquele estilo para Ter uma visão ainda mais precisa de como as pessoas que responderam sobre você percebem o seu comportamento e abordagem.
 
 
 
                                                                       TAREFA
 
      
 
 
 
 
                                            ANALÍTICO                            DIRETIVO
 
                             
 
 
 
PERGUNTA                                                                                                                                      AFIRMA
 
 
                   
 
 
 
                                                  AMÁVEL                                        EXPRESSIVO
 
 
 
 
 
                                                                              PESSOAS  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
OS  ESTILOS
 
 
 
 
O ESTILO ANALÍTICO
 
 
As pessoas que responderam o questionário a seu respeito descreveram o seu comportamento como direcionado para pergunta em termos de assertividade e direcionado para tarefa em termos de emotividade. Isto significa que eles o colocam no quadrante ANALÍTICO da matriz do Estilo Social.
 
 
 
Caracterizado por
 
As características atribuídas a você como um ANALÍTICO são: PONDERADO, METICULOSO E LÓGICO. Você é percebido como um bom  ouvinte e como alguém que fica firme com relação ao propósito, pesando todas as alternativas e utilizando ao máximo os processos de tomada de decisão acessíveis a você. Os ANALÍTICOS geralmente são percebidos como pessoas sérias, disciplinadas e profissionais em seus relacionamentos com os outros, mantendo-se independentes e permitindo que os outros tomem a iniciativa social.
 
 
Percebido COMO
 
Como um ANALÍTICO, você é percebido como alguém que atinge suas metas em um clima de mínimo risco e máximo de informações. Os ANALÍTICOS enfatizam muito a obtenção de informações para sustentar suas análises do problema e a tomada da decisão. Devido ao fato de que querem saber o máximo possível a respeito da situação, os ANALÍTICOS são percebidos como pessoas que tentam fazer com que o risco de estar errado seja o menor possível.
 
 
Trabalha melhor QUANDO
 
 
Os ANALÍTICOS são considerados pessoas que trabalham melhor quando os elementos da situação são organizados e são dadas orientações sobre como proceder. As pessoas o vêem mais envolvido e interessado quando a natureza de suas tarefas são relacionadas à solução do problema, e quando você se vê como alguém experiente na área em discussão. Os ANALÍTICOS parecem passar um tempo considerável organizando, avaliando, garantindo precisão e, sempre que possível, usando uma abordagem sistemática nas tarefas, decisões e explicações.
 
 
Pontos Fortes
 
 
Os ANALÍTICOS são percebidos como pessoas que tem os seguintes pontos fortes:
 
 
·         Abordam as tarefas concentrando-se nos fatos e lógica.
 
·         Aceita novas idéias quando seus objetivos estão claramente determinados.
 
·         Utilizam as idéias e procedimentos já existentes antes de ir para algo novo.
 
·         Abordam as pessoas com cuidado e cautela; não se comprometem até que se sintam à vontade com o que as outras pessoas estão sugerindo.
 
 
Precauções
 
 
Ademais, existem algumas características percebidas nos ANALÍTICOS que as pessoas de outros estilos podem considerar perturbadoras:
 
 
·         Uma pessoa quieta e profissional pode ser percebida pelos outros como fria e não sociável; pois não dá tempo para construir um relacionamento antes de começar a tarefa.
 
·         Uma pessoa que tem um jeito ponderado com ênfase na precisão pode ser percebida como alguém que age muito devagar e algumas vezes indecisa. Uma ênfase na tarefa pode ser percebida como falta de preocupação com os sentimentos e abordagens de solução de problema dos outros.
 
 
 
 
 
                                                                       TAREFA
 
      
 
 
 
 
                                            ANALÍTICO                            DIRETIVO
 
                             
 
 
 
PERGUNTA                                                                                                                                      AFIRMA
 
 
                   
 
 
 
                                                  AMÁVEL                                        EXPRESSIVO
 
 
 
 
 
                                                                              PESSOAS  
 
 
 
SUB-ESTILOS ANALÍTICOS
 
 
Dentro do estilo ANALÍTICO existem variações de comportamento e de abordagens quanto à assertividade e emotividade que podem ser demonstradas aos outros.
 
 
Analítico-Analítico
 
 
Com relação aos outros ANALÍTICOS, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para pergunta quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para tarefa quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um ANALÍTICO que:
 
 
·         Procura estrutura, certeza e provas antes de tomar uma decisão.
 
·         É quieto, modesto e mostra pouca emoção ao lidar com os outros.
 
·         Toma pouca iniciativa social com relação às outras pessoas; fica reservado até que tenha uma razão para construir um relacionamento.
 
·         Usa perguntas para expressar suas preocupações e pontos de vista.
 
 
Analítico Diretivo
 
 
Com relação aos outros ANALÍTICOS, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para afirmação quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para tarefa quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um ANALÍTICO que:
 
 
·         Está disposto a correr alguns riscos ao tomar decisões; algumas vezes admite que a pressa é tão importante quanto a certeza.
 
·         Está disposto a tomar algumas iniciativas e controlar suas interações.
 
·         É capaz de combinar sua natureza organizada e metódica com um compromisso de concluir uma tarefa.
 
·         Dá maior enfoque aos aspectos objetivos de uma tarefa de solução de problema.
 
 
 
Analítico Amável
 
 
Com relação aos outros ANALÍTICOS, você é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para pergunta quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para as pessoas quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um ANALÍTICO que:
 
 
·         Se concentra e se preocupa com as outras pessoas e com a maneira que elas se sentem.
 
·         Apóia os outros quando expressam suas idéias e sentimentos.
 
·         Se dispõe a Ter tempo para compartilhar sentimentos e fatos.
 
·         Está disposto a considerar maneiras alternativas para abordar os problemas.
 
 
Analítico Expressivo
 
 
Com relação aos outros ANALÍTICOS, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para afirmação quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para as pessoas quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um ANALÍTICO que:
 
 
·         Está disposto a compartilhar  seu entusiasmo quando está animado com uma tarefa que tem diante de si.
 
·         Está disposto a tomar a iniciativa social em encontros interpessoais.
 
·         Geralmente são quietos e controlados,  mas tomam ações definitivas e até audaciosas.
 
·         Demonstram que apreciam as contribuições das pessoas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quadrante Analítico
 
 
 
                                                                       TAREFA
 
      
 
 
 
 
                                            ANALÍTICO                                        ANALÍTICO
 
                                                        ANALÍTICO                               DIRETIVO
 
                             
 
 
 
PERGUNTA                                                                                                                                      AFIRMA
 
 
                   
 
                                                       ANALÍTICO                                       ANALÍTICO
 
                                                  AMÁVEL                                        EXPRESSIVO
 
 
 
 
 
                                                                              
 
                                                                               PESSOAS  
 
 
 
 
O ESTILO DIRETIVO
 
 
As pessoas que responderam o questionário a seu respeito descreveram o seu comportamento como direcionado para afirmação em termos de assertividade e direcionado para tarefa em termos de emotividade. Isto significa que eles o colocam no quadrante DIRETIVO da Matriz do Estilo Social.
 
 
Caracterizado POR
 
 
As características atribuidas para o estilo DIRETIVO são: CLARO, CONCISO e DIRECIONADO para resultados. Os diretivos normalmente são vistos como pessoas que gostam de desafio e decisões. As pessoas consideram os diretivos diretos, e que conseguem enxergar opções e agir.
 
 
Percebido COMO
 
 
Como um DIRETIVO, voce é percebido como alguem que atinge suas metas em um clima que permite que voce tome a iniciativa e fique em posição de comando. Os diretivos preferem situações que permitam que eles formulem os planos para depois outras pessoas executá-lo. Os diretivos são vistos como pessoas que gostam de ver as coisas acontecerem, correr risco e apreciar o desafio envolvido em novos problemas e tarefas.
 
 
Trabalha melhor QUANDO
 
 
Os diretivos são vistos como pessoas que trabalham melhor quando o clima não é de obrigação. É importante para os diretivos terem independência para fazer as coisas de sua própria maneira. Voce é percebido como alguem que normalmente aborda uma tarefa de uma maneira organizada e consistente com os objetivos. O tempo é importante para voce; voce gosta quando os outros respeitam o seu horário. A situação da sua preferência é aquela que permite que voce tome a iniciativa, comande e oriente as atividades dos outros e mostre o resultado a eles.
 
 
Pontos fortes
 
 
Os diretivos são percebidos como pessoas que tem os seguintes pontos fortes:
 
 
·         São capazes de tomar  o comando, ou até controlar uma situação.
 
·         Conseguem tomar decisões rápidas para resolver um problema, e depois agem.
 
·         São receptivos aos desafios, preferem lidar com as coisas que são difíceis para dominar.
 
·         Enfocam a produção de resultados e querem que as coisas sejam feitas dentro do tempo esperado e de forma eficiente.
 
 
 
Precauções
 
 
Ademais, existem algumas características percebidas nos diretivos que as pessoas de outro estilo podem considerar perturbadoras:
 
 
·         Como os diretivos são direcionados para a tarefa e como geralmente agem de forma vigorosa, algumas pessoas podem achá-los insistentes ou relutantes para escutar e entender as posições dos outros.
 
·         A independência e o desejo de controlar a situação de um diretivo podem ser considerados como atos que criam tensão, condescendência e apreensão nos outros.
 
 
                                                                       TAREFA
 
      
 
 
 
 
                                            ANALÍTICO                            DIRETIVO
 
                             
 
 
 
PERGUNTA                                                                                                                                      AFIRMA
 
 
                   
 
 
 
                                                  AMÁVEL                                        EXPRESSIVO
 
 
 
 
 
                                                                              PESSOAS  
 
SUB-ESTILOS DIRETIVOS
 
 
Dentro dos estilo diretivo existem variações de comportamento e de abordagens quanto à assertividade e emotividade que podem ser demonstradas aos outros.
 
 
Diretivo analítico
 
 
Com relação aos outros diretivos, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para pergunta quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para tarefa quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um diretivo que:
 
 
·         Enfoca a lógica e os fatos em termos de perguntas sobre a tarefa.
 
·         Objetivo; evita tomar decisões baseadas simplesmente em intuições e sentimentos.
 
·         Preocupa-se com a redução do risco associado à decisão que está tentando tomar.
 
·         É capaz de explicar a si mesmo e aos outros as razões pelas quais está agindo.
 
 
Diretivo Diretivo
 
 
Com relação aos outros diretivos, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para afirmação quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para tarefa quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um diretivo que é:
 
 
·         Eficiente, esforçado e voltado aos resultados quanto à abordagem de resolver problemas.
 
·         Relutante para deixar que suas emoções se envolvam no que voce acredita ser um pensamento correto.
 
·         Vigoroso e radical quando é hora de expressar suas opiniões aos outros.
 
·         Direto e objetivo quando tem que fazer com que os outros façam o necessário para concluir uma tarefa.
 
 
Diretivo Amável
 
 
Com relação aos outros diretivos, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para pergunta quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para as pessoas quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um diretivo que é:
 
 
·         Consciente e atencioso quanto às prioridades dos outros quando formula um plano para resolver um problema.
 
·         Disposto a compartilhar seus sentimentos com os outros.
 
·         Capaz de redireciona seu espírito de comando quando percebe que a cooperação dos outros é necessária para obter resultados.
 
·         Capaz de questionar os outros de uma maneira que não os ameaça nem deprecia seus sentimentos e idéias.
 
 
 
 
Diretivo  Expressivo
 
 
Com relação aos outros diretivos, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para afirmação quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para as pessoas quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um diretivo que é:
 
 
·         É capaz de compartilhar seu entusiasmo no momento de enfrentar uma tarefa ou problema que o desafia.
 
·         Interessado em fazer com que as pessoas tenham a mesma opinião a respeito de alguma coisa que voce considere um desafio.
 
·         Capaz de fazer referência aos outros e estimulá-los quando utiliza as idéias e planos dos mesmos.
 
·         Disposto a contar aos outros o que acha das coisas.
 
 
 
 
 
 
Quadrante Diretivo
 
 
 
                                                                       TAREFA
 
      
 
 
 
 
                                              DIRETIVO                                          DIRETIVO
 
                                                        ANALÍTICO                               DIRETIVO
 
                             
 
 
 
PERGUNTA                                                                                                                                      AFIRMA
 
 
                   
 
                                                          DIRETIVO                                          DIRETIVO
 
                                                     AMÁVEL                                      EXPRESSIVO
 
 
 
 
 
                                                                              
 
                                                                               PESSOAS  
 
 
 
O ESTILO AMÁVEL
 
 
As pessoas que responderam o questionário a seu respeito descreveram o seu comportamento como direcionado para pergunta em termos de assertividade e direcionado para as pessoas em termos de emotividade. Isto significa que eles o colocam no quadrante amável da matriz do Estilo Social.
 
 
Caracterizado POR
 
 
As características atribuídas ao estilo amável são: ABERTO PARA OS SENTIMENTOS PESSOAIS, MODESTO e PRESTATIVO. Voce é visto como um ouvinte afetuoso e amigo, alguem que é fácil de se relacionar, que aprecia contatos sociais e que prefere compartilhar responsabilidade quando trabalha com outras pessoas.
 
 
Percebido COMO
 
 
Como um amável, voce é percebido como alguem que atinge suas metas primeiro estabelecendo laços pessoais fortes com as pessoas que voce trabalha. Os amáveis normalmente são vistos como alguem que evita os riscos e decisões rápidas a menos que exista um grande apoio para respaldá-los. Tendem a pedir esse tipo de respaldo antes de tomar decisões. Os amáveis são considerados abertos com relação à expressão de suas opiniões e sentimentos pessoais. Consideram esse tipo de abertura essencial para manter uma abordagem cooperativa na solução do problema.
 
 
Trabalha melhor QUANDO
 
 
Os amáveis são vistos como pessoas que trabalham melhor quando o clima é livre de limitações de tempo, repressão e pressão. Gostam de Ter tempo para construir relacionamentos e procurar respaldo e feedback quando precisam tomar uma decisão. Como um amável, voce é visto como cooperativo e prestativo nas suas interações com os outros e é mais motivado pelas causas do que por reconhecimento pessoal.
 
 
Pontos fortes
 
 
Os amáveis são percebidos como pessoas que tem os seguintes pontos fortes:
 
 
·         Uma habilidade natural para instruir, aconselhar e ajudar os outros.
 
·         Dar respaldo e incentivo positivo aos trabalhos e realizações das outras pessoas.
 
·         Um senso de lealdade e dedicação para as pessoas de seu grupo de trabalho e colegas.
 
·         Uma disposição para comunicar que voce dá valor à fé e a confiança nas outras pessoas.
 
 
Precauções
 
 
 
Ademais, existem algumas características percebidas nos amáveis que as pessoas de outros estilos podem considerar perturbadoras:
 
 
·         A atiude de compartilhar os sentimentos pessoais pode ser considerada pelos outros como algo excessivamente sensível ou emotivo demais.
 
·         A ênfase nos relacionamentos e no ato de se dar bem com as pessoas pode ser percebido como algo que interfere na conclusão de uma tarefa ou no cumprimento de prazos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                                                       TAREFA
 
      
 
 
 
 
                                            ANALÍTICO                            DIRETIVO
 
                             
 
 
 
PERGUNTA                                                                                                                                      AFIRMA
 
 
                   
 
 
 
                                                  AMÁVEL                                        EXPRESSIVO
 
 
 
 
 
                                                                              PESSOAS  
 
 
SUB-ESTILOS AMÁVEIS
 
 
Dentro do estilo amável existm variações de comportamento e de abordagens quanto à assertividade e emotividade que podem ser demonstradas aos outros.
 
 
Amável Analítico
 
 
Com relação aos outros amáveis, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para pergunta quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para as pessoas quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um amável que:
 
 
·         Organizado, procura respaldo e estrutura lógica para complementar a tendência de tomar decisão baseada nos sentimentos.
 
·         Demonstra as emoções em um nível moderado, enquanto é modesto e descomplicado.
 
·         Minimiza os riscos antes de tomar uma decisão.
 
·         Reúne dados que respadem sua proposta e senso de viabilidade.
 
 
 
 
Amável Diretivo
 
 
Com relação aos outros amáveis, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para afirmação quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para tarefa quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um amável que é:
 
 
·         Disposto a tomar a iniciativa e exercer influência nos encontros interpessoais.
 
·         Disposto a correr alguns riscos na tomada de decisão.
 
·         Comprometido com a crença que a pressa pode ser tão importante quanto a certeza para chegar às decisões.
 
·         Capaz de combinar sua prioridade, ou seja as pessoas, com o compromisso de fazer que um trabalho seja feito em um período de tempo razoável.
 
 
Amável Amável
 
 
Com relação aos outros amáveis, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para pergunta quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para as pessoas quanto à emotividade ao se relacionar com os outros.
 
Isto significa que voce é percebido como um amável que:
 
 
·         Aceita e dá grande prioridade ao bom relacionamento com as outras pessoas.
 
·         É aberto, cooperativo e prestativo com os outros.
 
·         Está disposto a fazer perguntas para determinar como os outros estão se sentindo.
 
·         É interessado em minimizar os conflitos interpessoais sempre que possível.
 
 
 
Amável  Expressivo
 
 
Com relação aos outros amáveis, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para afirmação quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para as pessoas quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um amável que é:
 
 
·         Capaz de harmonizar as preocupações com as pessoas com uma valorização de conseguir que um trabalho seja feito quando é necessário.
 
·         Capaz de demonstrar iniciativa social e assumir comando dos encontros pessoais se quiser.
 
·         Interessado em reconhecimento pessoal associado com idéias, causas e realizações.
 
·         Naturalmente capaz de dar respaldo às pessoas, fazer com que elas se sintam bem com elas mesmas e com seu relacionamento com voce.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quadrante Amável
 
 
 
                                                                       TAREFA
 
      
 
 
 
 
                                              AMÁVEL                                             AMÁVEL
 
                                                         ANALÍTICO                              DIRETIVO
 
                             
 
 
 
PERGUNTA                                                                                                                                      AFIRMA
 
 
                   
 
                                                         AMÁVEL                                              AMÁVEL
 
                                                   AMÁVEL                                        EXPRESSIVO
 
 
 
 
 
 
                                                                              
 
                                                                               PESSOAS  
 
 
 
 
O ESTILO EXPRESSIVO
 
 
As pessoas que responderam o questionário a seu respeito descreveram o seu comportamento como direcionado para afirmação em termos de assertividade e direcionado para as pessoas em termos de emotividade. Isto significa que eles o colocam no quadrante expressivo da Matriz do Estilo Social.
 
 
Caracterizado POR
 
 
As características atribuídas para o estilo expressivo são: ENTUSIASMADO, INSPIRADO e ABERTO COM  RELAÇÃO  AOS  SEUS  SENTIMENTOS. Geralmente é visto tomando a iniiciativa social e gastando tempo criando harmonia antes de iniciar o trabalho. Os expressivos normalmente são considerados pessoas emocionáveis que utilizam seus sentimentos quando devem tomar decisão, e que estão dispostas a compartilhar suas intuições e seus sonhos.
 
 
Percebido COMO
 
 
Como um expressivo, voce é percebido como alguem que atinge suas metas quando está motivado, animado e quando é desafiado. Uma vez que atinge uma meta ou uma busca esta perde a graça do desafio, assim voce normalmente passa a procurar algo novo. Quando julga tarefas ou pesa as realizações, voce se preocupa com a questão das pessoas. Algumas vezes evita detalhes quando os considera sem graça ou acha que tomam muito tempo.
 
 
Trabalha melhor QUANDO
 
 
Os expressivos são vistos como pessoas que trabalham melhor em um clima aberto em que as interações com as pessoas são importantes. Voce parece gostar de utilizar seu tempo para motivar, inspirar e persuadir os outros. Geralmente voce é percebido como uma pessoa que pensa no futuro e que tem pouca paciência para ponderação e procedimentos estruturados. Vender sua própria imagem, compartilha idéias, trabalhar com as pessoas e se divertir parecem importantes para voce.
 
 
Pontos fortes
 
 
Os expressivos são percebidos como pessoas que tem os seguintes pontos fortes:
 
 
·         Criam animação e envolvimento com as pessoas com quem trabalham.
 
·         Fazem com que as pessoas se sintam bem cm elas mesmas porque se sentem valorizadas.
 
·         Tem uma tendência natural para incentivar ou outros.
 
·         Compartilham as opiniões e idéias, permitem que seu entusiasmo seja visto e sentido pelos outros.
 
 
 
Precauções
 
 
Ademais, existem algumas carasterísticas percebidas nos expressivos que as pessoas de outros estilos podem considerar perturbadoras:
 
 
·         Um sonhador emocionável e que pensa no futuro pode ser visto como uma pessoa não muito pragmática e que desperdiça tempo e talento.
 
·         Correr riscos e contar com sentimentos pode ser percebido como uma atitude impulsiva.
 
 
                                                                       TAREFA
 
      
 
 
 
 
                                            ANALÍTICO                            DIRETIVO
 
                             
 
 
 
PERGUNTA                                                                                                                                      AFIRMA
 
 
                   
 
 
 
                                                  AMÁVEL                                        EXPRESSIVO
 
 
 
 
 
                                                                              PESSOAS  
 
 
SUB-ESTILOS EXPRESSIVOS
 
 
Dentro do estilo expressivo existem variações de comportamento e de abordagens quanto à assertividade e emotividade que podem ser demonstradas aos outros.
 
 
Expressivo Analítico
 
 
Com relação aos outros expressivos, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para pergunta quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para tarefa quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um expressivo que é:
 
 
·         Cuidadoso ao correr riscos, e parece Ter discernimento na sua abordagem de tarefas.
 
·         Disposto a ouvir os outros para compreender; geralmente expressa suas preocupações na forma de perguntas.
 
·         Capaz de combinar animação e entusiasmo com uma abordagem formal das idéias dos outros.
 
·         Organizado ao buscar respaldo para as idéias que voce cria e aprecia.
 
 
Expressivo Diretivo
 
 
Com relação aos outros expressivos, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para afirmação quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para tarefa quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um expressivo que é:
 
 
·         Capaz de criar animação e envolvimento nas suas idéias.
 
·         Preocupado com a maneira que os outros se sentem quando voce os comanda.
 
·         Disposto a ouvir outras opções para seu plano de ação.
 
·         Capaz de expressar seus sonhos em termos concretos se os outros pedirem para voce fazer isso.
 
 
Expressivo Amável
 
 
Com relação aos outros expressivos, voce é percebido cmo alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para pergunta quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para as pessoas quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um expressivo que é:
 
 
·         Disposto a correr riscos com um pouco de cautela e transmitir essas preocupações para as pessoas com quem voce trabalha.
 
·         Capaz de determinar o que os outros acham das iniciativas que voce está querendo tomar.
 
·         Um pouco competitivo, mas cooperativo em interações sociais; disposto a compartilhar a fama com os outros.
 
·         Disposto a dar atenção ao ponto de vista das pessoas que tem opiniões e preocupações diferentes das suas.
 
 
Expressivo Expressivo
 
 
Com relação aos outros expressivos, voce é percebido como alguem que se utiliza muito da abordagem direcionada para afirmação quanto à assertividade e uma abordagem direcionada para as pessoas quanto à emotividade ao se relacionar com os outros. Isto significa que voce é percebido como um expressivo que é:
 
 
·         Animado, divertido e falante.
 
·         Deseja atenção; gosta de Ter um público e gosta quando os outros  aplaudem e o reconhecem.
 
·         Direcionado para a realização; corre riscos, é competitivo e espirituoso.
 
·         Pensa no futuro, é criativo e algumas vezes é inspirador quando se comunica com os outros.
 
 
 
 
 
Quadrante Analítico
 
 
 
                                                                       TAREFA
 
      
 
 
 
 
                                            ANALÍTICO                                        ANALÍTICO
 
                                                        ANALÍTICO                               DIRETIVO
 
                             
 
 
 
PERGUNTA                                                                                                                                      AFIRMA
 
 
                   
 
                                                       ANALÍTICO                                       ANALÍTICO
 
                                                  AMÁVEL                                        EXPRESSIVO
 
 
 
 
 
                                                                              
 
                                                                               PESSOAS  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
VERSATILIDADE
 
 
Cada estilo social tende a expressar a versatilidade de uma maneira diferente ( alta ou baixa). Um analítico que tem baixa versatilidade irá se comportar de forma diferente de um expressivo com baixa versatilidade. Consequentemente, é importante fazer referência à seção que se aplica ao seu estilo social para as interpretações da versatilidade a seguir.
 
 
A versatilidade pode ser apreendida; é uma habilidade, não um talento natural. Todos podem melhorar a versatilidade quando apreendem quando e quanto ela é apropriada e depois escolhem como agir a partir daquele conhecimento.
 
 
A versatilidade é a habilidade percebida de uma pessoa adaptar seu comportamento de modo que os outros se sintam confortáveis ao se relacionarem com ela. Geralmente, voce mostra essa habilidade através da sua abordagem de ASSERTIVIDADE e EMOTIVIDADE dentro do contexto dos ESTILOS SOCIAIS ANALÍTICO, DIRETIVO, AMÁVEL e EXPRESSIVO.
 
 
VERSATILIDADE ANALÍTICA
 
 
Baixa Versatilidade
 
Pessoas que vêem voce como ANALÍTICO com baixa versatilidade percebem que voce:
 
 
·         Mantem a mesma abordagem para assertividade direcionada para a pergunta e emotividade direcionada para a  tarefa em todas as interações, independente do estilo social.
 
·         Tende a se concentrar nos negócios, a reunir muitos dados, e a manter uma abordagem ponderada na maior parte das situações.
 
·         Tende a depender na análise do problema, no pensamento conservador, na modéstia e nos procedimentos operacionais padronizados.
 
 
Alta Versatilidade
 
Pessoas que vêem voce como ANALÍTICO com alta versatilidade percebem que voce:
 
 
·         Utiliza as habilidades de comunicação de uma maneira feita para fazer as pessoas se sentirem valorizadas e que contribuem.
 
·         Está aberto aos pensamentos e idéias dos outros.
 
·         Expressa uma atitude do tipo “depende” na sua abordagem de solução de problemas.
 
·         Está aberto para negociar quando a sua abordagem de uma tarefa é diferente da dos outros.
 
 
A versatilidade geralmente pode ser melhorada para os ANALÍTICOS quando eles mostram disposição para:
 
 
·         Mudar o ritmo e a abordagem da solução do problema para acomodar os outros.
 
·         Correr riscos, ou tomar caminhos mais fáceis e rápidos, tomar decisões baseadas em intuição quando apropriado.
 
·         Demonstrar iniciativa e agir independentemente quando necessário.
 
 
VERSATILIDADE DIRETIVA
 
Baixa Versatilidade
 
Pessoas que vêem voce como DIRETIVO com baixa versatilidade percebem que voce:
 
 
·         Mantem a mesma abordagem para assertividade direcionada para a afirmação e emotividade direcionada para a  tarefa em todas as interações, independente do estilo social dos outros.
 
·         Tende a se concentrar nos negócios, a trabalhar independente dos outros e a tentar controlar as situações.
 
·         Tende a ter opiniões fortes e a ser impaciente e grosseiro.
 
 
 
Alta Versatilidade
 
Pessoas que vêem voce como DIRETIVO com alta versatilidade percebem que voce:
 
 
·         Utiliza as habilidades de comunicação de uma maneira feita para fazer as pessoas se sentirem valorizadas e que contribuem.
 
·         Está disposto a negociar opiniões e abordagens diferentes.
 
·         Expressa uma atitude do tipo “depende” na sua abordagem de solução de problema.
 
·         Demonstra empatia antes de expressar suas reações ao que os outros dizem e fazem.
 
 
A versatilidade geralmente pode ser melhorada pelos DIRETIVOS, principalmente quando eles mostram disposição para:
 
 
·         Demonstrar paciência e interesse pelos outros, principalmente quando tentam expressar os méritos de suas idéias.
 
·         Empenhar-se em uma verdadeira análise das situações, quando apropriado, e evitar caminhos mais curtos para solucionar um problema.
 
·         Demonstrar interesse pelos sentimentos que as pessoas expressam.
 
 
 
VERSATILIDADE AMÁVEL
 
Baixa Versatilidade
 
Pessoas que vêem voce como AMÁVEL com baixa versatilidade percebem que voce:
 
 
·         Mantém a mesma abordaem para assertividade direcionada para a pergunta e emotividade para as pessoas em todos as interações, independente do estilo social dos outros.
 
·         Tende a trabalhar com os relacionamentos e sentimentos.
 
·         Tende a udar uma aobrdagem indireta de solução do problema, parecendo que voce tem todo o tempo do mundo para encontrar uma solução.
 
 
 
 
Alta Versatilidade
 
Pessoas que vêem voce como AMÁVEL com alta versatilidade percebem que voce:
 
 
·         Utiliza as habilidades de comunicação de uma maneira feita para fazer as pessoas se sentirem valorizadas e que contribuem.
 
·         É aberto para pensamentos idéias dos outros.
 
·         Expressa suas idéias com convicção.
 
·         Dá apoio às idéias dos outros.
 
 
A versatilidade geralmente pode ser melhorada para os AMÁVEIS quando eles monstram disposição para:
 
 
·         Tomar a iniciativa e expressar um senso de urgência quando apropriado.
 
·         Afirmar com firmeza e ser auto-confiante ao se comunicar com os outros.
 
·         Certificar-se que as outras pessoas tem uma compreensão clara da sua posição na questão.
 
 
 
VERSATILIDADE EXPRESSIVA
 
Baixa Versatilidade
 
Pessoas que vêem voce como EXPRESSIVO com baixa versatilidade percebem que voce:
 
 
·         Mantém a mesma abordagem para assertividade direcionada para a afirmação e emotividade direcionada para as pessoas em todas as interações, independente do estilo social dos outros.
 
·         Tende a utilizar sentimentos e emoção para convencer os outros a agirem rápido, ao invés de utilizar fatos e lógica.
 
·         Tende a utilizar elogios, entusiasmo e otimismo em quase todos os seus encontros interpessoais.
 
 
 
Alta Versatilidade
 
Pessoas que vêem voce como EXPRESSIVO com alta versatilidade percebem que voce:
 
 
·         Utiliza as habilidades de comunicação de uma maneira feita para fazer as pessoas se sentirem valorizadas e que contribuem.
 
·         Está aberto aos pensamentos, sentimentos, ações e interesses dos outros.
 
·         Está disposto a entrar em negociações quando sente que a sua abordagem à solução do problema difere da dos outros.
 
·         Estimula o esforço criativo dos outros.
 
 
A versatilidade geralmente pode ser melhorada para os EXPRESSIVOS quando eles monstram disposição para:
 
 
·         Tornar-se mais ponderado e objetivo ao abordar os problemas e as pessoas.
 
·         Empenhar-se cuidadosamente nas análises e prestar atenção aos detalhes fornecidos pelos outros.
 
·         Deixar as emoções aparecerem, mas mantê-las sob controle.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Todos os direitos reservados
JCMacedo
Consultoria Empresarial
BLOG
Santos - SP - Brasil
+55 13 98157-3537
jcmacedo@jcmacedoconsultoria.com.br
BLOG
JCMacedo
Voltar para o conteúdo