Principais Indicadores FInanceiros - FINANÇAS

PLAN & FIN
HOMEPAGE
O papel do Gestor Financeiro
As diversas abrangências.
PLAN & FIN
Ir para o conteúdo
Principais Índices Financeiros
 



A tabela a seguir apresenta os indicadores financeiros mais utilizados, sua fórmula de cálculo e interpretação:

Capital de giro ou capital circulante líquido
Capital de giro (CDG) ou capital circulante líquido (CCL) é o excedente de dinheiro, bens e direitos de curto prazo em relação à dívida de curto prazo.
Ativos e passivos circulantes cíclicos e financeiros
Para melhor compreender a análise da solvência, é necessário subdividir os ativos e passivos em dois grupos: cíclicos e financeiros.
Ativos e passivos circulantes cíclicos são itens relacionados diretamente ao ciclo operacional da empresa, ou seja, contas a receber, estoques, impostos a recuperar, fornecedores, salários, impostos a recolher.
Os ativos e passivos circulantes financeiros são itens de cunho financeiro, como caixa, bancos, aplicações financeiras, empréstimos e financiamentos, desconto de duplicatas.
Saldo em tesouraria
O saldo em tesouraria corresponde à parte do capital de giro relacionada aos itens financeiros, ou seja, é a diferença entre os ativos circulantes financeiros e os passivos circulantes financeiros.
Necessidade de capital de giro ou investimento operacional em giro
A necessidade de capital de giro corresponde à parte do capital de giro relacionada aos itens operacionais ou cíclicos.
- uma empresa é mais solvente quando seu capital de giro (CDG) é positivo, composto por um maior saldo em tesouraria (ST) e menor necessidade de capital de giro (NCG);

- uma empresa é menos solvente quando seu capital de giro (CDG) é negativo, composto por um saldo em tesouraria (ST) também negativo e uma necessidade de capital de giro (NCG) positiva. Nesse caso, dizemos que a empresa tende à falência técnica.

O CURSO

Copyright by GIROCA$H
Planejamento &
GESTÃO FINANCEIRA

FINANÇAS
Voltar para o conteúdo